Segurança do Paciente
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) no Hospital Evangélico de Londrina tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança, promovendo a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores promove a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. Com o objetivo final do cuidado em saúde o paciente precisa estar seguro, independente do processo de cuidado a que ele está submetido evitando danos decorrentes da assistência prestada. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Segurança do Paciente, um dos principais eixos definidos consiste no “Envolvimento do Cidadão na sua Segurança”, considerando os pacientes, familiares e acompanhantes como parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde do país.
Prevenção de erros de identificação do paciente:
1. Antes de colocar a pulseira de identificação, verifique se as informações estão corretas, sem erros de ortografia, de números e letras. Até mesmo os sistemas informatizados podem produzir erros.
2. Confira se está com pulseira de identificação legível e aparente com o nome completo sem abreviação e com mais um identificador (Ex: data de nascimento ou nome da mãe);
3. Verifique como os profissionais de saúde conferem sua identificação antes do cuidado, como, por exemplo, no momento da administração do medicamento.
Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde
1. Se você estiver usando algum tipo de cateter (na veia, urinário, etc.) ou dreno, pergunte até que dia será necessário; quanto antes eles puderem ser retirados, menores as chances de desenvolvimento de infecções.
2. Se for realizar um procedimento cirúrgico, pergunte como você pode se preparar para a cirurgia para reduzir o risco de infecção.
3. Observe se há dispensadores com preparação alcoólica para higiene das mãos, assim como lavatórios, sabonete líquido e toalhas descartáveis próximos ao seu leito. Se não, pedir a disponibilização de produtos de higiene das mãos.
4. Se os produtos de higiene das mãos estão disponíveis, agradeça ao seu médico, enfermeiro ou outro profissional de saúde quando você verificar que higienizam as mãos antes de tocar em você ou em qualquer dispositivo crítico (por exemplo, cateter, curativo, tubo de drenagem).
Melhoria da segurança do procedimento cirúrgico
ANTES DA CIRURGIA
1. Informe-os sobre cirurgias anteriores, anestesia e medicamentos que usa.
2. Informe-os se estiver grávida ou amamentando;
3. Informe-os sobre suas condições de saúde (alergias, diabetes, problemas respiratórios, pressão arterial alta, ansiedade etc);
4. Peças informações sobre consentimento informado antes da assinatura.
5. Certifique-se de que o local correto de sua cirurgia está claramente demarcado em seu corpo.
APÓS A CIRURGIA
1. Informe-os sobre qualquer sangramento, dificuldade em respirar, dor, febre, tonturas, vômitos ou reações inesperadas;
Prevenção de erros de medicação e uso seguro de medicamentos em serviços de saúde:
1. Ao ser avaliado, informe sobre alergias, doenças, se está grávida ou amamentando e se já faz uso de outros medicamentos.
2. Não deixe que ninguém lhe dê medicamento sem que verifique, antes, seu nome completo e as informações contidas no rótulo de identificação do medicamento com as que estão na sua pulseira de identificação e no prontuário. Isso ajuda a evitar que você obtenha medicamentos de outra pessoa.
3. Verifique se o profissional higieniza as mãos antes da administração dos medicamentos e se realiza a antissepsia do local de aplicação, caso o medicamento seja parenteral.
4. Se você achar que está tendo uma reação adversa, entre em contato imediatamente com o seu médico, farmacêutico ou enfermeiro.
5. No momento da alta hospitalar, obtenha todas as informações sobre a continuidade do tratamento em casa. Informe-se sobre todos os medicamentos a serem tomados, doses, horários e os efeitos esperados.
Prevenção de lesões por pressão:
1. Pergunte se, no seu caso, são necessárias medidas de prevenção de lesões por pressão. Caso necessárias, observe se a equipe de saúde está atenta a isso e se as medidas, descritas a seguir, estão sendo aplicadas.
a. Movimentar-se na cama e andar, quando possível, pode prevenir a lesão por pressão.
b. Se está acamado, incapaz de se movimentar, seu familiar ou acompanhante pode ajudar na prevenção de lesão por pressão, seguindo as medidas:
• Limpe a pele sempre que estiver suja ou sempre que necessário com água morna e sabão neutro;
• Utilize hidratante de pele;
• Faça o reposicionamento (mudança de decúbito) do paciente a cada 2 horas para redistribuir a pressão; utilize travesseiros e coxins para proteger calcanhares, panturrilhas e cotovelos;
• Evite manter a pele úmida, trocando fraldas, quando necessário.
2. Solicite mais orientações de como você, seus familiares e acompanhantes podem contribuir para a prevenção das lesões.
Prevenção de queda de paciente em serviços de saúde
1. Se existe risco de queda, verifique se há grades laterais no leito e as mantenha elevadas.
2. Solicite sempre auxílio caso tenha que se levantar.
Nos conte como está sendo ou foi sua experiência no Hospital Evangélico de Londrina. Clique aqui e responda à pesquisa.