doe agora

Transplantes

A CIHDOTT (Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) do HE Londrina foi criada em 2009. A comissão, que tem por coordenador médico o Dr. João Pazzini, conta com 12 membros: 1 enfermeiro vice-coordenador; enfermeiros representantes das UTIs adulto, pediátrica e neonatal; pronto-socorro; setores de internação e centro cirúrgico; farmacêutico; assistente social e representante do serviço de psicologia.

A comissão participa e coordena os processos de diagnóstico de morte encefálica, da entrevista familiar para doação de órgãos e tecidos, e dos processos de captação de órgãos com apoio da Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Londrina. No ano de 2021 foram realizadas em torno de 17 doações de órgãos e tecidos. Após a autorização da doação pelos familiares, a Central Estadual de Transplante realiza a distribuição dos órgãos e tecidos conforme a lista única de prioridades do Sistema Nacional de Transplantes.

O Hospital Evangélico é ainda um centro transplantador de rins, córneas e enxertos músculo-esqueléticos. Em 2021 foram realizados 15 transplantes de córnea no HE. Devido ao risco oriundo da pandemia da COVID-19 os transplantes de rins estão provisoriamente suspensos.